BLOCO DO MOTOR
O bloco do motor é uma peça fundida em ferro ou alumínio, que aloja os cilindros de um motor a combustão interna.
Além de alojar os cilindros, o bloco do motor tem como função fixar o virabrequim através de seus mancais, e suporta duas outras peças: o cabeçote na parte superior e o cárter na parte inferior, funciona também como duto de refrigeração e lubrificação pois em seu interior existem dutos que fazem com que, a água circule e mantenha o motor refrigerado e o óleo circule para manter lubrificado.
SERVIÇOS ATRIBUIDOS AO BLOCO DE MOTOR:
RETIFICA DE CILINDROS: é a usinagem feita nos cilindros fazendo com que o mesmo eleve uma medida.
BRUNIMENTO DE CILINDROS: brunimento é um processo de acabamento que consiste em alisar a parede do cilindro de tal maneira que as micro ranhuras fiquem cruzadas com a intenção de lubrificar o movimento do pistão, no motor, quando em funcionamento.
ALINHAMENTO DE MANCAIS: consiste em alinhar os mancais do bloco do motor, muitas vezes causado por aquecimento, caço hidráulico e falta de lubrificação.
ENCAMIZAMENTO: ocorre normalmente quando o desgaste do cilindro é superior as medidas existentes de pistão do veículo, sendo assim é necessário encamisar o cilindro fazendo com que o mesmo volte para a medida STD.
BANHO QUIMICO: consiste na limpeza do motor, este processo é feito em todos os outros serviços de bloco de motor.
TESTE DE TRINCA: quando a uma suspeita de rachadura no bloco, é feito um teste para que seja verificado uma eventual rachadura.